Cadeiras Eames: Um artigo de pura modernidade!

31/8/18
|
Dicas
cadeiras eames

As Cadeiras Eames são muito famosas em design de interiores e decoração, sendo que a maioria dos profissionais desse segmento utiliza sempre em seus projetos.

Mas você sabe como surgiram essas cadeiras e as curiosidades que rondam essa criação?

Veja neste post um pouco da história das Cadeiras Eames e algumas curiosidades interessantes. Confira!

cadeiras eames
‍Exemplo de Cadeira Eames na decoração de ambientes. Fonte: obravip.com.br

O surgimento das Cadeiras Eames

As Cadeiras Eames foram criadas pelo casal de designers Ray e Charles Eames. Uma das primeiras peças dessa coleção foi fabricada em 1948 para uma competição do MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).

Desde então, ela se tornou um clássico presente na decoração de ambientes e é possível encontrar esse modelo para decorar sua casa, escritório ou até mesmo um espaço home Office.

Curiosidades sobre essas peças

Para quem gosta de design, assim como nós, não dispensa a oportunidade de conhecer algumas curiosidades sobre as melhores criações da história. Com as Cadeiras Eames não poderia ser diferente, por isso, aí vai uma lista com alguns dados importantes e curiosos sobre elas. Confira!

Apenas três cores

Isso mesmo! A coleção inicial das Cadeiras Eames tinha apenas três cores: bege, cinza e marrom. Esses tons foram escolhidos por Ray Eames, a mulher de Charles e sua fiel apoiadora nos projetos.

Pouco tempo depois, as cores verde, amarelo e vermelho também foram adicionadas ao portfólio da família Eames. Hoje, no entanto, as cadeiras podem ser encontradas em até 14 cores diferentes e até em tom transparente. Sim, as tão procuradas cadeiras transparentes.

Siglas dos Eames

Talvez você não saiba, mas o casal de designer usava siglas para identificar seus projetos. O conjunto de letras representava o tipo da cadeira e seus recursos. Veja o que significam as mais comuns, abaixo:

  • SAX: possui a base de metal em forma de H e não tem braços;
  • DAX: base de metal em X e com braços;
  • DSR: base Torre Eifel, recebeu esse nome por lembrar a torre francesa, e não tem braços;
  • DSW: pernas feitas em madeira e sem braço. É a famosa Cadeira DSW produzida pela Empório Tiffany com exclusividade no Brasil!
  • RAR: a cadeira Eames de balanço, uma peça rara. Parou de ser produzida em 1968 e até o ano de 1984 as funcionárias grávidas da empresa recebiam uma de presente.

 

Cadeiras sustentáveis

As primeiras versões das Cadeiras Eames deveriam ser produzidas com placas de metal, o que deixaria o custo de produção muito elevado. Por isso, Ray e Charles desenvolveram uma opção de fibra de vidro.

O material trazia muita resistência à peça e beleza, embora Charles não gostasse muito da cor natural dessa matéria. Mas, por questões ambientais, as cadeiras pararam de ser produzidas em 1989.

No ano de 2013, no entanto, a detentora do direito de produção dessas peças divulgou a descoberta de uma fibra de vidro reciclável, o que fez as Cadeiras Eames voltarem com tudo.

Você já conhecia as Cadeiras Eames? O que você acha dessa criação do casal mais famoso em design? Deixe a sua opinião abaixo!

Produtos citados

Leia também