Cadeiras Eames: Um artigo de luxo e requinte!

Cadeiras Eames: Um artigo de luxo e requinte!

As Cadeiras Eames são muito famosas em design de interiores e decoração, sendo que a maioria dos profissionais desse segmento utiliza sempre em seus projetos.

Mas você sabe como surgiram essas cadeiras e as curiosidades que rondam essa criação?

Veja neste post um pouco da história das Cadeiras Eames e algumas curiosidades interessantes. Confira!

 

Cadeira Eames
Exemplo de Cadeira Eames na decoração de ambientes. Fonte: obravip.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                               

 

O surgimento das Cadeiras Eames

As Cadeiras Eames foram criadas pelo casal de designers Ray e Charles Eames. Uma das primeiras peças dessa coleção foi fabricada em 1948 para uma competição do MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).

Desde então, ela se tornou um clássico presente na decoração de ambientes e é possível encontrar esse modelo para decorar sua casa, escritório ou até mesmo um espaço home Office.

Curiosidades sobre essas peças

Para quem gosta de design, assim como nós, não dispensa a oportunidade de conhecer algumas curiosidades sobre as melhores criações da história. Com as Cadeiras Eames não poderia ser diferente, por isso, aí vai uma lista com alguns dados importantes e curiosos sobre elas. Confira!

Apenas três cores

Isso mesmo! A coleção inicial das Cadeiras Eames tinha apenas três cores: bege, cinza e marrom. Esses tons foram escolhidos por Ray Eames, a mulher de Charles e sua fiel apoiadora nos projetos.

Pouco tempo depois, as cores verde, amarelo e vermelho também foram adicionadas ao portfólio da família Eames. Hoje, no entanto, as cadeiras podem ser encontradas em até 14 cores diferentes e até em tom transparente. Sim, as tão procuradas cadeiras transparentes.

Siglas dos Eames

Talvez você não saiba, mas o casal de designer usava siglas para identificar seus projetos. O conjunto de letras representava o tipo da cadeira e seus recursos. Veja o que significam as mais comuns, abaixo:

  • SAX: possui a base de metal em forma de H e não tem braços;
  • DAX: base de metal em X e com braços;
  • DSR: base Torre Eifel, recebeu esse nome por lembrar a torre francesa, e não tem braços;
  • DSW: pernas feitas em madeira e sem braço. É a famosa Cadeira DSW produzida pela Empório Tiffany com exclusividade no Brasil!
  • RAR: a cadeira Eames de balanço, uma peça rara. Parou de ser produzida em 1968 e até o ano de 1984 as funcionárias grávidas da empresa recebiam uma de presente.

 

Cadeiras sustentáveis

As primeiras versões das Cadeiras Eames deveriam ser produzidas com placas de metal, o que deixaria o custo de produção muito elevado. Por isso, Ray e Charles desenvolveram uma opção de fibra de vidro.

O material trazia muita resistência à peça e beleza, embora Charles não gostasse muito da cor natural dessa matéria. Mas, por questões ambientais, as cadeiras pararam de ser produzidas em 1989.

No ano de 2013, no entanto, a detentora do direito de produção dessas peças divulgou a descoberta de uma fibra de vidro reciclável, o que fez as Cadeiras Eames voltarem com tudo.

Você já conhecia as Cadeiras Eames? O que você acha dessa criação do casal mais famoso em design? Deixe a sua opinião abaixo!

Ver Mais

Como organizar um mini wedding em restaurante?

Como organizar um mini wedding em restaurante?

Um mini wedding em restaurante é uma das pedidas mais comuns das noivas. Isso porque boa parte da infraestrutura já está pronta e disponível, diminuindo custos e dores de cabeça na hora de organizar o evento.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para transformar a festa em algo único e inesquecível para todos.

Conhecer bem os noivos, montar a decoração com a cara deles, preparar um cardápio especial para a ocasião e buscar formas de inovar são alguns exemplos.

Veja neste post a importância de cada uma dessas etapas e descubra como adotá-las adequadamente no planejamento de um mini wedding em restaurante. Confira!

mini wedding em restaurante

Conheça os noivos

O primeiro passo é conhecer os noivos, conversar com eles e descobrir o que realmente esperam dessa cerimônia. Procure saber quais são os interesses do casal, seus hobbies, atividades preferidas e pontos em comum.

Todas essas informações poderão ser usadas mais tarde na montagem do mini wedding, seja na decoração do evento, cardápio do Buffet e até em pequenos detalhes que você pode adicionar ao local.

Se precisar de ajuda, contrate uma empresa de assessoria de mini wedding!

Monte a decoração perfeita

O segundo passo é montar a decoração com base no gosto dos noivos e na personalidade do casal. Escolha objetos que combinem com os pombinhos e retratem o estilo de vida de ambos, de modo que os convidados percebam isso ao entrarem no restaurante.

Esse cuidado vai deixar todos mais a vontade com a cerimônia, além de cumprir exatamente a proposta do mini wedding em restaurante. Então, use a sua criatividade para realçar as características dos noivos durante todo o evento.

Um exemplo é apostar em objetos que lembram a praia e o fundo do mar, para casais que curtem esse estilo de vida ou que são mergulhadores. Eles vão adorar a sua iniciativa!

Prepare um menu especial

Um dos pontos mais altos de um casamento é o Buffet. Organizar um mini wedding em um restaurante precisa de uma atenção especial. Contextualize o cardápio com outras características do evento. Se o tema do casamento é praia, sirva frutos do mar e peixes para combinar com a decoração.

Além de ajudar a transmitir o conceito da festa, o cardápio também ajuda na decoração com os talheres, panelas e demais objetos colocados sobre a mesa do Buffet.

Sendo assim, use a sua criatividade, mas não se esqueça de conversar com os noivos sobre isso também. 

 

Montando uma proposta

Não quer fechar o local para festas particulares? Incentive que os noivos fechem em dias de menor movimento ou monte espaços privados. Vale também oferecer serviço de comandas individuais, é uma tendência o “casamento de adesão”. Os noivos pagam boa parte, mas o convidado pode pagar uma bebida mais cara, se quiser consumir. 

 

Aposte na originalidade e pioneirismo

Não é porque estamos falando de um mini casamento que tudo precisa ser simplista demais. Use a sua criatividade apostando em escolhas que combinem com a proposta do evento e que deem um charme a mais para a cerimônia.

Um exemplo é adicionar cadeiras e mesas de casamento em seu restaurante no dia da festa. Elas dão um ar completamente novo para o local. O melhor de tudo é que você não precisa comprar peças novas, pode alugar com empresas especializadas e assim reduzir custos e dores de cabeça.

Você também pode usar esta dica para aumentar a capacidade do restaurante, adicionando mais cadeiras e mesas na parte externa. Enfim, não desperdice as oportunidades de tornar esse evento único e inesquecível!

Gostou dessas dicas para organizar um mini wedding em um restaurante? Deixe o seu comentário abaixo e nos diga o que achou!

 

Ver Mais

Tendência 2018: Mini Wedding

Tendência 2018: Mini Wedding

No comecinho do ano as pessoas já começam a buscar por tendência 2018 para vestidos de noiva, decoração de festa de casamento e até temas fascinantes para esse dia tão especial. A indústria de casamentos não para e sempre surgem novidades para essas comemorações.

O destaque desta vez fica por conta do casamento mini wedding, uma cerimônia intimista e aconchegante. Essa é uma forte tendência para 2018 que você não pode ignorar. Então, veja tudo sobre ela neste post!

 

tendência 2018 mini wedding

 

O que é mini wedding?

Mini wedding, em inglês, pode ser traduzido como “mini casamento”. Aliás, essa é uma ótima definição para essa tendência 2018 que tem conquistado muitos noivos por aí.

A novidade surgiu nos Estados Unidos, como já era de se imaginar. Entretanto, tem ganhado cada vez mais espaço nas cerimônias brasileiras.

O mini wedding, ou ainda casamento intimista, se caracteriza pelo menor número de convidados e uma comemoração mais aconchegante e próxima dos noivos. A lista dos participantes não ultrapassa 100 pessoas e a partir de 40 convidados já consideramos a cerimônia como um mini wedding.

No início essa era uma festa direcionada para os noivos que desejavam economizar e não extrapolar nos gastos com o casamento. Contudo, a tendência deu tão certo que casamentos mini wedding hoje podem custar mais caro que cerimônias tradicionais.

Esse alto valor depende da escolha dos noivos, dos serviços contratados e o tipo de cerimônia planejada.

Mas não é só o número de convidados que destaca esse tipo de matrimônio!

A escolha do local para a festa, a decoração, o Buffet e as lembrancinhas para os convidados também têm um destaque especial. Tudo precisa estar de acordo com o perfil dos noivos e ficar com a cara do casal.

O maior objetivo dessa comemoração é criar uma cerimônia mais informal e próxima das pessoas que fazem parte do dia a dia dos noivos como: familiares, amigos, colegas de trabalho, etc.

Quais as vantagens?

Um casamento mais intimista tem uma série de vantagens, por isso, muitas noivas optam por esse tipo de cerimônia.

O primeiro benefício é para o bolso. Casais que querem algo simples e familiar podem apostar no mini wedding para economizar. No entanto, isso não é uma regra. Tudo depende das escolhas do casal para a cerimônia.

A segunda vantagem é que existem muitos lugares para fazer uma comemoração como essa. Na verdade, qualquer lugar pode se tornar um palco do casamento intimista com um pouco de criatividade e imaginação.

O quintal da casa dos pais dos noivos, o restaurante preferido, o salão de festas do prédio, a praia onde se conheceram e por aí vai. Todos são excelentes locais para receber os convidados e comemorar essa data tão especial. Como o número de pessoas a participarem é pequeno, não há nenhuma dificuldade em encontrar locais para a festa com ótimo custo e benefício. Usar cadeiras de casamento como a Tiffany ou Dior permitem criar uma ambientação tradicional se o local fugir do lugar comum.

Por último, mas não menos importante, o mini wedding permite que o planejador do evento use sua criatividade à vontade e explore todas as possibilidades. Não há regras e formalidades, como no caso do casamento tradicional, então você está livre para criar uma festa como desejar. Quer Tendência 2018 melhor que essa?

Use a sua imaginação, converse com os noivos e transforme o mini wedding em uma experiência inesquecível para todos. 

Você já planejou um mini casamento? Compartilhe a sua experiência abaixo e dê algumas sugestões para nossos leitores!

 

 

 

Ver Mais

Decoração de eventos: Como usar banquetas?

Decoração de eventos: Como usar banquetas?

Pensando em utilizar banquetas para evento? Saiba que essa é uma ótima ideia. Isso porque banquetas são fáceis de transportar e as opções de decoração que se podem alcançar com elas, em torno das mesas, são inúmeras.

Confira algumas dicas e deixe a decoração de eventos com um toque especial!

Qual banqueta escolher?

Existem três principais tipos principais de banquetas que podem ser usadas em eventos. Saiba escolher entre a Tiffany, a Dior e a Prism.

As banquetas Tiffany contêm um ar clássico, remetendo a eventos que exijam mais delicadeza e detalhes amadeirados, dourados ou até mesmo prateados e transparentes. Todos esses tons ficam muito bem com o desenho das banquetas Tiffany.

Já as banquetas Dior são ideais para quem busca uma forma mais arredondada, que traga mais robustez para o ambiente. Enquanto a banqueta Prism é a pedida caso queira transmitir modernidade para o evento, pois o seu formato, que lembra um prisma, deixa tudo mais contemporâneo.

 

decoracao-de-eventos-mesa-com-banquetas
Exemplo de banquetas Prism em um ambiente com outros tipos de assento Fonte: themarcelatgramercy.com

 

 

Sem dúvida, as três opções carregam em si requinte e sofisticação, além de muito conforto. Por isso, procure pensar no ambiente como um todo e defina qual delas se encaixa melhor no estilo da sua festa e dos seus convidados: clássica, robusta ou moderna?

O grande truque das banquetas é que elas dão um toque diferente das cadeiras na decoração, pois possibilitam novos formatos.

E a cor do assento?

Outro ponto muito importante e que pode passar despercebido é o tom do assento.

Um assento de cadeira neutro pode ser utilizado com qualquer banqueta, de qualquer cor. Portanto, na dúvida, use branco ou creme. Mas lembre-se: a decoração precisa combinar com essa escolha clara, o que pede tons cristalinos ou dourados para o ambiente, banquetas e mesas, por exemplo.

 

decoracao-de-eventos-mesa-com-banquetas-tiffany
Exemplo de banqueta Tiffany com assento branco Fonte: fiestasolutions.net

 

 

Se quiser ousar, opte por um tom como o amarelo. Se você pretende usar outras cores vivas na decoração, ter um assento amarelo pode dar o toque que você procura. Mas lembre-se de utilizar o tom da banqueta na mesma cor do assento, para que a vivacidade não acabe por virar uma “salada de frutas”.

Outra dica é usar um tom mais escuro como azul marinho para o assento. Nem “sem erro” como o branco ou ousado como o amarelo, o azul marinho pode trazer uma quebra linda se as suas banquetas forem brancas, por exemplo.

Com as cores definidas na banqueta e no assento, o contraste do que irá sobre as mesas e no restante da decoração fica fácil de combinar e vice-versa.

Outro fator fundamental ligado ao assento é o conforto. Não adianta ser uma banqueta excelente como uma Tiffany, Dior ou Prism, mas com um assento duro, pouco confortável. Portanto, também dê atenção ao formato do assento, além da cor. Teste-o antes de definir. A Empório Tiffany fornece almofadas para os seus modelos de banqueta, com espuma de alta densidade e qualidade!

Dica final

Para acertar em cheio na escolha das banquetas, leve em consideração o estilo da festa e o conforto dos convidados. Além de encher os olhos com uma decoração encantadora, as pessoas do evento precisam lembrar de todo o bem-estar que não só o ambiente trouxe, mas também o aconchego de onde estavam acomodadas, de como se sentiram realmente bem naquele dia. Com foco nesses dois cuidados, o seu evento tem tudo para ser um sucesso!

Ver Mais