Todo negócio de sucesso está sustentado por inúmeras técnicas e estratégias, e nos restaurantes isso não é diferente. As cores para as paredes, para os móveis e para as cadeiras para restaurantes colaboram muito com os resultados finais desse tipo de empreendimento. Mas, se você não sabe como isso acontece, este artigo é justamente para você.

Independente de quanto tempo o seu negócio esteja ativo, se este é um restaurante de anos, recém-aberto ou que está ainda na planta, entender o significado das cores é com certeza uma excelente oportunidade para expandir e fidelizar ainda mais clientes.

É por essas e outras que este conteúdo aponta qual a psicologia por trás das cores e ainda dá dicas sobre como combinar melhor o seu layout de modo a não só atrair uma maior clientela, mas também para engajá-la mais ao seu restaurante deixando as portas abertas para que sempre voltem! Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

A psicologia das cores nos restaurantes

Tons quentes, tons frios, tons delicados… o que será que isso tudo significa tratando-se da psicologia das cores? Será que como empreendedor você tem acertado em cheio na hora de compor o seu ambiente? Seus clientes se sentem seguros, confortáveis e mais tranquilos quando estão dentro do seu espaço ou esperam ansiosamente pela hora de ir embora?

Muita gente não acredita, mas sim, as cores podem e influenciam diretamente em tudo isso que foi citado e em muito mais. É devido à importância do tema que existem muitos estudos que apontam sobre em que é melhor investir quando você faz o layout do espaço.

Acompanhe a seguir alguns pontos determinantes da psicologia das cores e veja como explorar cada uma das dicas e técnicas na hora de aprimorar o seu restaurante:

a)  Estudo do público

A psicologia das cores funciona muito bem desde que exista um estudo por trás da escolha dos tons. Cada público-alvo tem uma preferência, uma tendência ou padrão que lhe servirá melhor e para agradar sem errar é importante explorar bem o seu cliente ideal. Públicos jovens gostam de tons mais empolgantes enquanto os mais velhos, tons um pouco mais neutros.

b) Tons fortes e quentes

Excelentes para serem usados em fast foods e outros estabelecimentos de alimentação mais rápidos e diretos – como para executivos – esses tons são perfeitos por trazerem dinamismo para o ambiente, uma característica instigante e que fica gravada na mente do cliente.

c)  Tons delicados

Também conhecidos como tons neutros ou frios, esses tons são voltados a trazer calmaria e tranquilidade para os clientes. São ótimos para restaurantes que querem afastar ao máximo a pressa do cliente, ou seja, onde eles devem se sentar e aproveitar mais o tempo ao invés de simplesmente comer e ir embora.

5 cores para usar em seu restaurante e seus significados

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1.   Amarelo

O amarelo está presente em muitas redes de fast food. Segundo a psicologia das cores, esse tom é ótimo para prender a atenção do cliente e até mesmo estimular a sua fome!

Todavia, é preciso muita atenção ao usar esta cor. Como um fast food preza pela rotatividade de clientes, ou seja, prefere que eles comam rapidamente e saiam logo do local, o amarelo é a alternativa usada para causar urgência ao consumidor.

2.   Laranja

Convidativa e extremamente vibrante, a cor laranja é uma cor secundária, ou seja, que é formada a partir da mistura de outros dois tons, do amarelo com o vermelho. É uma excelente opção para dar ao ambiente um clima mais alegre, comunicativo e bem agradável.

O laranja é perfeito para despertar o lado compulsivo do seu público: é comum que os restaurantes que apostam nos tons que descendem desta cor tenham pedidos mais expressivos em cada uma de suas mesas.

3.   Roxo ou azul

Os menos indicados para os empreendimentos do ramo alimentício. O roxo e o azul tendem a fazer com que o cérebro associe o lugar a presença de toxinas e alguns venenos que podem fazer com que o cliente perca completamente o seu apetite.

Se o seu restaurante tem esses tons, procure fazer algumas transformações ou acrescentar outros elementos para harmonizar e contornar essa “energia”.

4.   Verde

Na Era da Sustentabilidade, acrescentar o verde ao seu restaurante pode ser uma ótima pedida, especialmente se você tem um cardápio vegan interessante e bem saboroso.

Além da associação ao vegetarianismo, o verde também traz mais tranquilidade para os seus clientes! Um ambiente tranquilo é o pontapé inicial para que seu público fique mais tempo dentro do seu espaço, não é mesmo?

5.   Vermelho

Por fim, não menos importante, o vermelho que é uma das cores mais quentes tem por principal função criar um senso de urgência entre os clientes. Esse é outro tom a que os fast foods recorrem frequentemente para chamar a atenção e ser fixado na memória.

O vermelho pode e deve ser usado, todavia é importante tomar cuidado para não abusar demais desse tom. O vermelho em excesso pode cansar a vista do seu cliente, um forte motivo para que ele vá mais cedo para casa.

Ouse apenas em alguns elementos e não deixe de ousar com essa cor vibrante.

Cadeiras para restaurante e a sua relação com as cores

Na hora de variar bem o seu ambiente interno a dica é caprichar na escolha das suas cadeiras para restaurante. Além de serem peças importantes na decoração, as cadeiras são indispensáveis para garantir também o conforto do seu cliente!

Que tal acrescentar uma Cadeira para restaurante Tiffany em madeira? Ou quem sabe uma Dior? As cadeiras em madeira são grandes tendências quando o assunto é embelezar um restaurante, assim como a mistura de modelos para dar aquela descontraída.

As cadeiras para restaurantes também podem ser coloridas para contrabalancear a seriedade do ambiente. Além disso, é uma forma bem simples, fácil e rápida de mudar completamente o layout do seu estabelecimento. Você pode trocar, de tempos em tempos, os tons das cadeiras variando entre esses modelos incríveis que já foram mencionados!

Gostou das explicações e dicas sobre a psicologia das cores? Já sabe como organizar a paleta para o seu estabelecimento e vai apostar nas cores das cadeiras para restaurantes? Aproveite para conhecer os modelos disponíveis na Empório Tiffany e garanta a qualidade que o seu negócio quer!

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